
“PSD GAIA repudia o estado de degradação e descredibilização da autarquia”
Eduardo Vítor Rodrigues foi hoje condenado pelo Juízo Local Criminal de Vila Nova de Gaia pelo crime de peculato de uso com perda de mandato, pelo uso indevido e para fins particulares de um veículo da empresa municipal Águas de Gaia. Foi igualmente condenada a sua mulher pelo mesmo crime.
Apesar de se antever recurso da decisão, o PSD Gaia considera lamentável que em menos de 5 meses, mais uma vez o município gaiense se veja enredado numa interminável teia de condutas ilícitas e altamente censuráveis, praticadas por titulares de cargos políticos em quem o eleitorado gaiense depositou a sua confiança, no caso, trata-se do presidente da câmara do terceiro maior município do país!
Depois do aparato judiciário que culminou na detenção do vice-presidente da Câmara, Patrocínio Azevedo, ainda preso preventivamente, é agora o próprio presidente da Câmara condenado neste processo dotado de contornos que o PSD Gaia considera absolutamente surreais!
O PSD Gaia considera que não é sustentável que, à semelhança do que vem sucedendo no governo da República, sempre com agentes do partido socialista ou a ele afetos, se continue a assistir, com passividade, a esta cada vez mais acelerada degradação das instituições públicas, da democracia, dos seus agentes, da situação política do país em geral e concretamente do concelho de Gaia.
É insustentável que, quase todos os dias, os portugueses e os gaienses sejam massacrados com casos de justiça ou altamente censuráveis do ponto de vista ético, que mais não são do que o reflexo da evidente incapacidade de governar, tomar decisões e fazer bom uso da res publica, falhando no zelo dos interesses das populações e no seu progresso social.
O Partido Socialista tem conduzido as instituições democráticas ao declínio, subjugado o poder político a interesses pessoais e/ou ainda grupos económicos e financeiros. Não é isso que os portugueses e os gaienses merecem dos agentes políticos.
Sem prejuízo da decisão não ter transitado em julgado, o PSD Gaia que até hoje se manteve em silêncio sobre este processo, não pode agora deixar de dizer aos gaienses que, malgrado o clima geral de desconfiança na política e nos políticos, sempre caberá a todos a responsabilidade de elevarmos a fasquia da ação política, fazendo o devido escrutínio das suas decisões e condutas, retirando as suas ilações e contribuindo sempre para dotar os partidos de quadros de excelência, não apenas técnica, mas, sobretudo, de elevada qualidade e consciência moral.
O PSD Gaia confia na justiça e considera que independentemente de qualquer decisão final não mais se encontram reunidas condições políticas para a continuidade do presente mandato do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Vila Nova de Gaia, 14 de novembro de 2023
A Comissão Política do PSD Gaia