- publicidade -

O BCG/Hospital Sta. Maria – Porto, com o apoio da Câmara Municipal de Gaia vai receber o grupo A do Torneio de Qualificação da EuroCup, reservado a equipas estreantes.

A equipa de Gaia vai defrontar as equipas do ASD Boys Taranto Basket, do máximo escalão italiano, os Rolling Rebels RCSG, da Suíça, os turcos Karabuk Demir Kartal e a formação israelita Majd Al Krum. Pedro Bártolo, jogador – treinador do Basket Clube de Gaia, revela~se entusiasmado com a concretização dum sonho perseguido há alguns anos. “Desde sempre foi uma meta não confessada. Estava na minha mente desde que se lançou a equipa, mas, em concreto, queríamos participar desde a época 2021/2022. Ver confirmada a possibilidade enche-me de satisfação e orgulho”, confidenciou.


Com vasta experiência no BCR internacional, Pedro Bártolo conta no currículo com várias participações na Champions League e Euroliga, sabendo o quão especial se perfila uma prova europeia para qualquer jogador. “Queremos proporcionar aos nossos atletas memórias tão marcantes quanto as que criei quando joguei em equipas italianas e espanholas em competições desta natureza. Além disso, participar na EuroCup é exatamente o que precisamos para sentir na pele o desafio de defrontar equipas mais competitivas e organizadas do que encontramos por cá”, acrescentou.


Para o propósito arrojado de participar e organizar esta etapa de qualificação europeia, o conjunto bicampeão nacional tem como principal aliado a Câmara Municipal de Gaia. “Expressaram abertura para ser o pilar número um da organização da prova e reiteraram esse desejo quando, no início de Outubro, a IWBF Europa – delegação europeia da Federação Internacional de BCR – atribuiu o evento ao clube. Dado o investimento necessário e a magnitude logística inerentes, sozinhos nunca faríamos nada”, vincou o atleta e dirigente dos Wildcats, que acredita no apoio suplementar e institucional de outras entidades e/ou organizações.


“Já demos conta à Federação Portuguesa de Basquetebol desta boa notícia e solicitamos o seu apoio. A Associação de Basquetebol do Porto, nos contactos preliminares, teve uma postura de encorajamento, incentivo e receptividade. Só o trabalho conjunto pode levar a bom porto esta iniciativa”, enfatizou Pedro Bártolo.


O torneio de qualificação europeia decorre de 25 a 28 de abril, em Gaia, em pavilhão a designar. De salientar que também a APD Braga se estreia nas competições europeias, integrando o grupo B, sediado pelo Club Amivel, formação de Málaga do máximo escalão espanhol. Portugal não tinha equipas no palco europeu desde que a APD Sintra integrara a Euroliga 2, em 2007.

- publicidade -