O jovem poste do BC Gaia, de 22 anos, recém-sagrado campeão nacional da modalidade abraça o primeiro desafio além-fronteiras, para representar o FC Barcelona Unes Unio Esportiva, da 2ª liga espanhola. Iniciado na modalidade, na formação gaiense, aos 17 anos, em Janeiro de 2017, Miguel Reis cedo demonstrou aptidão para a sua prática e, orientado pelo treinador-jogador Pedro Bártolo e pelo técnico adjunto e preparador físico Bruno Silva, evoluiu para se tornar numa figura central da equipa.
Viveu ainda uma curta experiência ao serviço da APD Paredes, na época 2019/2020, quando, em simultâneo, por empréstimo, continuava a envergar as cores do BC Gaia, então na 2ª divisão. Com a promoção do emblema presidido por Rui Dias ao máximo escalão do BCR português, Miguel Reis regressou a “casa” para se exibir a grande nível, numa época de estreia de sonho entre os “grandes”, para o BC Gaia, que foi vice-campeão nacional e finalista vencido da Taça de Portugal. Em 2021/2022, o atleta repetiu o estatuto de figura de proa nas primeiras conquistas do clube, a Supertaça e o título de campeão nacional.
No currículo, o basquetebolista de Gaia conta ainda com duas participações, pela seleção nacional sub22, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, em 2019 e 2022, tendo sido eleito, nesta última edição, para o cinco ideal. Ao serviço da seleção A, Miguel Reis integrou os eleitos que disputaram o campeonato da Europa B/C, em Junho de 2022, em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina.
Em Barcelona, jogará sob a orientação de um dos técnicos mais conceituados do mundo, Oscar Trigo, “estratega que, entre outros feitos, devolveu a seleção espanhola aos Jogos Paralímpicos, na edição de Londres 2012, tem no seu palmarés várias experiências no patamar mais alto do BCR espanhol e é reconhecido como um dos nomes cimeiros na formação de jogadores, conforme atesta a juventude das equipas catalãs que treinou recentemente, Global Basket e o próprio FC Barcelona Unes Unio Esportiva.”