João Henriques, técnico do BC Gaia, sagrou-se campeão pela ABP, em Albufeira

O jovem treinador do Basket Clube de Gaia desempenhou as funções de treinador adjunto da equipa sub-16 masculina

O “poker” alcançado pela Associação de Basquetebol do Porto (ABP), nas Festas do Basquetebol Juvenil 2023, decorridas em Albufeira de 11 a 16 de abril, teve a marca de João Henriques, treinador do Basket Clube de Gaia.

O jovem técnico de 25 anos rumou ao evento central do basquetebol de formação, a cargo da Federação Portuguesa de Basquetebol, pela segunda vez na carreira, superando o 2º lugar obtido, também no escalão de Sub-16 masculino, na edição de 2022.

6014

O treinador-adjunto da equipa Sub-16 masculina, coroada vencedora, traça como razão essencial para o êxito, a capacidade de aferir os pontos fortes do elenco. “A preparação foi muito focada nos nossos atletas e em perceber de que forma conseguiríamos potenciar as características do grupo. O trabalho foi estruturado sempre no sentido de irmos à Albufeira ganhar, o grupo acreditou e assim aconteceu!”, resumiu, vincando a qualidade individual do lote de atletas. “Tínhamos à disposição um grupo de miúdos incrível e com muito talento!”.

Decidido a perseguir uma carreira de treinador ao mais alto nível, o técnico do Basket Clube de Gaia, onde acumula o cargo de coordenador do setor masculino, partilha a vontade de prosseguir a ligação às seleções da ABP. “A médio prazo, vejo-me a continuar a ajudar as seleções da AB Porto e, a nível de clube, o desafio de orientar equipas seniores é onde pretendo estar, lutando por vitórias e dando passos concretos para a profissionalização neste desporto”, concluiu.