O atual campeão nacional arranca a 14 de janeiro para a 2ª fase do campeonato nacional de basquetebol em cadeira de rodas, designada Liga BCR.
Estarão em competição as 6 melhores equipas da 1ª fase, onde o Basket Clube de Gaia conseguiu um honroso 3º lugar entre 9 contendores.
As expectativas criadas em torno desta equipa de Gaia que não pára de surpreender pela positiva, fazem com que se espere que esteja presente nas meias-finais do campeonato nacional (disputadas entre os 4 melhores classificados), jogadas à melhor de 3 jogos.
Na nota de imprensa do clube, Pedro Bártolo, treinador-jogador dos atuais campeões nacionais, mostra-se confiante apesar de atual momento de reestruturação da equipa, afirmando que “queremos passar às meias-finais e, depois, chegar ao momento das decisões (a final). Mas temos de ser humildes e reconhecer que ainda precisamos de trabalhar muito para sermos a melhor equipa”.
Registe-se que, da equipa campeã nacional, sairam quatro atletas nucleares: Miguel Reis (rumou ao FC Barcelona para o BCR profissional), o internacional português Luís Domingos, Nelson Oliveira e Sandoval da Silva.
No primeiro duelo da 2ª fase, o BC Gaia recebe, em Grijó, a APD Lisboa, quinta classificada na fase da pré-qualificação e numa breve antevisão, o seu timoneiro sublinha “temos o máximo respeito pela equipa da APD Lisboa, que vem em crescendo, ao longo das últimas épocas, reflexo do bom trabalho do seu treinador, Daniel Pereira, e da maior maturidade dos seus jovens jogadores. Só a nossa melhor versão poderá permitir vencer o jogo”.
Seguem-se mais quatro jogos consecutivos em casa, a 22 de janeiro, com a APD Leiria, a 28 de janeiro, com o GDD Alcoitão, a 4 de fevereiro, com a APD Sintra, e a 5 de fevereiro, com a APD Braga.
Em anexo (abaixo) quadro classificativo da 1ª fase da competição