Jovem extremo de 20 anos, formado no BC Gaia, vai representar os galegos do Basketmi Ferrol, da Primera División, segundo patamar espanhol.
João Castro, atleta internacional A e Sub23 do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, depois de oito anos com o símbolo dos Wildcats ao peito, equipa onde se iniciou, parte para a sua primeira experiência no BCR internacional.
Cobiçado há algumas temporadas pelo emblema galego, é desta que o promissor jogador de 20 anos passará a envergar as cores do Basketmi Ferrol, formação que milita no segundo escalão espanhol, a Primera División. Na equipa do extremo norte da Galiza, já atuaram outros atletas lusos, casos do treinador-jogador do BCG/Hosp. Sta. Maria – Porto, Pedro Bártolo – primeiro estrangeiro do Basketmi Ferrol -, José Miguel Gonçalves e Luís Domingos (também ele ex-BC Gaia).
Na sua longa carreira, apesar da tenra idade, ao serviço dos gaienses, João Castro conquistou dois Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Ao nível de seleção, integrou os eleitos da absoluta para o Europeu C de 2023, onde Portugal alcançou a final da prova e a consequente subida de divisão, e representou a seleção
sub23, nos Jogos Paralímpicos Europeus da Juventude, em 2022, na Finlândia, que lhe renderam o bronze.
Os primeiros compromissos de João Castro com a sua nova equipa serão em Portugal, a 28 e 29 de Setembro, no Torneio Internacional de Lisboa,
prova em que participam igualmente a APD Lisboa, anfitriã, a campeã nacional APD Braga e os espanhóis do CP Mideba Extremadura, coletivo da División de Honor, liga mais competitiva da Europa.
Créditos: Pedro Bártolo