A iniciativa partiu de Adrien e do seu agente, Pedro Neto. Juntos, reuniram alguns amigos para uma causa comum: ajudar profissionais mais carenciados de material de proteção indispensável neste tempo de combate à pandemia.
A Adrien Silva e Pedro Neto uniram-se Rúben Macedo (Aves), Ricardo Pereira (Leicester), João Mário e Éder (Lokomotiv Moscovo), João Pereira (Trabzonspor), William Carvalho (Bétis), Gelson Martins (Mónaco), Gil Dias (Granada), João Moutinho (Wolverhampton) e os ex-craques Nuno Gomes e Bosingwa, que juntaram cerca de 100 mil euros destinado à compra de máscaras, fatos, batas e luvas, que serão doados a hospitais (Faro, Beja, São Francisco Xavier e Gaia/espinho), bombeiros (Barcarena e Cascais) e INEM.
“Independentemente da nossa área e profissão, esta iniciativa tem como fim ajudar o objetivo comum do nosso povo. E se podemos começar de um pequeno gesto para dar um passo em frente… É uma maneira de sermos solidários com quem está na linha na frente a combater a epidemia, pois nós estamos mais resguardados e não temos a mesma exposição que eles têm”, frisou Adrien, referindo que a escolha das instituições a quem o material está destinado não foi aleatória, antes privilegiou o critério de quem estava mais necessitado depois de vários contactos estabelecidos.
A opção por utilizar a verba angariada para compra de material de proteção foi tomada recentemente, pois em cima da mesa esteve também a possibilidade de utilizar o dinheiro para apoiar o Estado a fretar um avião. Mas num momento em que a saúde de cada um é mais importante, a compra de material de proteção foi considerada prioritária.
“A iniciativa partiu do Adrien. Ele é que foi o capitão de equipa, eu apenas o coordenador técnico», gracejou o empresário Pedro Neto, que deixou sincero agradecimento ao Embaixador de Portugal em Pequim: «Foi tudo coordenado com a Embaixada de Portugal em Pequim e com o seu senhor embaixador José Augusto Duarte, pessoa que muito prezo e que tem feito trabalho incansável no estabelecer de pontes para aquisição de material e transporte para Portugal”.