São João com música, bebida e comida à discrição

A menos de dois meses da noite mais longa do Porto, em Gaia já se prepara “o mais completo programa de São João alguma vez realizado no WOW”, segundo os responsáveis. O quarteirão cultural vai abraçar a cultura popular em todo o seu esplendor, num arraial típico que se estende, da animação à comida, por seis espaços espalhados pelo recinto, incluindo vários restaurantes que estarão de portas abertas (e sem mesas reservadas).

A maior festa do Porto é uma homenagem ao São João — apesar de a cidade ter outra santa como padroeira, a Nossa Senhora da Vandoma. Rivalidades, entre santos, à parte, a manifestação popular cheia de tradições e rituais contagia moradores e turistas e arrasta para a rua verdadeiras multidões nos dias que antecedem o feriado de 24 de junho.

Há bailaricos com música popular espalhados por vários locais, comida tradicional, cheiro a sardinha assada, manjericos e marteladas na cabeça. Além dos fogos de artifício, o lançamento de balões é outra das principais tradições dos festejos de São João.

8e6cd4a650655455aaba55608f71b8a5