Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural vai realizar a exposição ISIDORO NUNCA VISTO, comemorativa do centenário do nascimento do Pintor Jaime Isidoro, que será inaugurada no próximo dia 15 de março, pelas 18:00H, na sala de exposições da Biblioteca Municipal de Gaia, na rua de Angola.

Inserida no Projeto Onda Bienal e com o apoio da Câmara Municipal, esta mostra, tem a curadoria de Daniel Isidoro e Agostinho Santos, e apresenta mais de 60 trabalhos de várias épocas concebidas pelo artista homenageado. Este reconhecimento surge pelo grande trabalho desenvolvido por Jaime Isidoro, quer como artista, quer como galerista, sendo um dos principais responsáveis pelo incentivo e divulgação da obra de vários artistas e organizador dos Encontros Internacionais de Arte em Valadares, onde acolheu grandes nomes da arte e onde teve atelier durante muitos anos.

A exposição poderá ser visitada até ao dia 18 de abril de 2024, dentro do seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9:30H às 19:30H; sábado das 9:00H às 17:00H.

Nasceu no Porto em 21 de março de 1924. Estudou pintura na Escola de Soares dos Reis. Realizou a primeira exposição em 1945. Em 1954 fundou a Galeria Alvarez (a mais antiga galeria) que teve grande influência na divulgação da Arte Moderna em Portugal, realizou as Primeiras Exposições Póstumas de Amadeo de Souza-Cardoso (1956) e de Eduardo Viana (1967). Editou a “Revista de Artes Plásticas”. Promoveu os Encontros Internacionais de Arte e criou as Bienais Internacionais de Arte em Cerveira. Foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural da Câmara Municipal de V.N. de Cerveira (1982), com a Medalha (Grau Ouro) da Câmara Municipal do Porto (1988) e com a Medalha (Grau Ouro) da Câmara Municipal de Gaia (2002). Participou com tapeçaria na “Europália 91”. Patrono do “I Prémio de Pintura Jovens Artistas” (1995). Foi condecorado com a “Ordem de Mérito, Grande Oficial” pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, em 2006. Atribuição da “Avenida Jaime Isidoro” pela Câmara Municipal de Gaia (2007). Faleceu em 21 de janeiro de 2009. Em outubro de 2012, é lhe atribuído a título póstumo a “Medalha de Honra do Município”, pela Câmara Municipal de VN de Cerveira.