O Festival de Teatro José Guimarães prossegue no próximo sábado, 12 de outubro, às 21h30, com a representação da comédia “Uma história que não lembra ao diabo”, encenada por Laura Ferreira para o Grupo Dramático e Recreativo da Retorta (Valongo). Trata-se de um espetáculo construído a partir da peça “A Feira”, da professora, poeta e dramaturga brasileira Maria de Lourdes Ramalho, que tem alcançado enorme sucesso nos palcos onde tem sido apresentado, de norte a sul do país.
No recinto de uma feira de uma cidade do interior encontram-se, entre outros, dois malandros, uma família sonhadora que não tem onde cair morta, um compadre simplório que desaparece sem deixar rasto, um cego sem guia, um aleijado que não manca, um fotógrafo que tem uma máquina que corta pernas, um leque de vendedores insolentes e vigaristas, um fiscal armado ao pingarelho, um doutor dentista carniceiro, uma cigana que a sabe toda e uma meretriz capitalista e danada para os negócios…
O que é que todas estas personagens têm em comum? Que querem elas da vida? Porque é que se cruzaram naquele dia de feira? Terá sido por acaso? Ele há coisas que não lembram ao diabo. Mas há quem diga que o diabo andou a fazer das suas, nesta história…