No próximo dia 3 de fevereiro, irá realizar-se o curso livre “40 anos depois: História Local e Regional” no Solar Condes Resende, pelas 15:00H.
A sessão contará com a participação do Prof. Doutor Amândio Jorge Barros para desenvolver o tema «O rio Douro na expansão e descobrimentos portugueses», na qual será discutida a relevância dos portos e das comunidades locais no processo expansionista, bem como a importância do rio Douro nos descobrimentos portugueses.
“O título desta lição pretende chamar a atenção para a importância do rio Douro, dos seus portos e das suas gentes no processo expansionista português (…) e para os contributos decisivos deste espaço portuário nortenho. Um desses negócios passa normalmente despercebido e, hoje em dia, quase escondido, a saber, o da participação de mercadores e homens de negócios desta região no tráfico de escravos, assunto que terá destaque nesta sessão, na qual serão abordados, de forma aberta, descontraída e sujeita a discussão, outros temas que dão corpo a estas matérias.”
Esta iniciativa é promovida pela Academia Eça de Queirós ASCR-CQ/Solar Condes de Resende com o apoio do Município de Gaia e certificada pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Gaia Nascente.
A formação decorrerá presencialmente e por videoconferência, sendo necessária inscrição prévia.
Sara Lourenço