No dia 2 de outubro, às 21:30H, a Praça Progresso em Espinho será palco do espetáculo Cor(p)o Metropolitano. O espetáculo tem como objetivo mapear o território da Área Metropolitana do Porto, promovendo o sentido de identidade e pertença a um território comum, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa.
Um coro polifónico e intermunicipal, composto por grupos amadores dos 17 municípios da AMP, envolvendo um total de 350 pessoas, dos 9 aos 90 anos. Um grupo composto por diversas comunidades que a partir da voz chamam a atenção sobre todo este território, pelos seus caminhos, da serra até ao mar.
Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da AMP, o Cor(p)o Metropolitano, “é mais que um grande coro. É uma viagem ao território metropolitano, nos rostos e nas vozes dos seus intervenientes, em que a memória e a identidade dos lugares e das comunidades são celebradas com alegria e que se orgulha de ser resultado do esforço e dedicação de todos os intervenientes”.
O Coro apresentará nove temas originais, construídos a partir das tradições e histórias locais. A “Canção” Cor(p)o Metropolitano canta e junta, em modo de hino coletivo, os municípios que constituem a AMP: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Gaia.
A entrada para este espetáculo, dia 2 de Outubro em Espinho, é livre, só estando sujeita à lotação do espaço e será feita por ordem de chegada.