InícioCulturaColecionismo"Aqui há Cromos!"

“Aqui há Cromos!”

Fernando Couto, 44 anos, Madalenense, coleciona cromos e cadernetas desde os 3 anos. É, neste momento, um dos maiores colecionadores de cadernetas Panini do mundo.
Em ano de Europeu de Futebol, que conta com a habitual presença da nossa seleção nacional, a convite do Almada Fórum – centro comercial propriedade da MERLIN Properties – Fernando foi convidado a expôr a sua coleção de cadernetas de cromos.

Sob o tema “História dos Europeus de Futebol”, estarão expostas todas as cadernetas de europeus Panini, desde 1980 até 2024, a seleção das quinas em todos os torneios que participou e vários artigos ligados ao Europeu, tais como, carteiras de cromos, caixas, mascotes, pins, galhardetes, camisola, foto do Cristiano Ronaldo autografada, etc. Estarão também expostas algumas peças relativamente à primeira presença de Portugal numa fase final, Mundial 66, sendo de destacar, 2 cadernetas do Mundial 66, o Galhardete da Federação Portuguesa de Futebol Oficial do Jogo realizado a 13/06/1965 no Estádio Nacional contra a Roménia – autografado por todos os jogadores, inclusivé por Eusébio, e pelo treinador Otto Glória. O principal destaque, vai para as duas cadernetas do Mundial do México 70 Panini, edições internacional e italiana, sendo o Holy Grail deste colecionismo e a caderneta que todos ambicionam um dia vir a ter.

Fernando faz centenas de trocas por ano com colecionadores de todo o mundo. Agradece a todos os amigos colecionadores, em especial ao seu “mentor” que “partiu” há cerca de 2 anos, o amigo Carlos Aluai. “O maior colecionador que alguma vez conheci e que dedicou toda a sua vida aos cromos. Muito contribuiu para que milhares de pessoas terminassem as suas cadernetas. Se não o tivesse conhecido, nunca saberia o que sei hoje acerca de coleções; ele era a enciclopédia dos cromos.”

Fernando Couto afirma que esta exposição é fruto de muitos anos de paixão e dedicação ao colecionismo e que colecionar cromos é muito mais que um passatempo: “é história, cultura, paixão, partilha e amizade.”

A exposição será inaugurada no dia 15 de junho, às 10:00H e ficará disponível até ao dia 14 de julho, dia em que termina também o campeonato europeu de futebol.

Integrado na exposição estará, ainda, o espaço de troca de cromos da caderneta oficial do europeu 2024. Todas as partidas do campeonato europeu serão transmitidas no ecrã gigante da esplanada do centro.

 

WhatsApp Image 2024 06 13 at 21.55.38 scaled WhatsApp Image 2024 06 13 at 21.55.39 scaled

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments