No dia 16 de dezembro, no Espaço Corpus Christi às 18:00H acontece a apresentação do livro “Chama Ardente”, de Agostinho Santos (pintor e jornalista), que aborda a vida e obra do pintor Avelino Rocha.
O livro “Chama Ardente” corresponde, essencialmente, a uma entrevista traduzida em muitas horas de conversa entre o artista plástico Avelino Rocha (que este ano assinala os seus 60 anos de carreira artística) e o jornalista e pintor Agostinho Santos. A entrevista aborda a longa atividade de Avelino Rocha, desde a infância, os tempos de aluno da Escola Superior de Belas Artes, o seu relacionamento com grandes mestres, como Dórdio Gomes, Augusto Gomes e Júlio Resende, entre outros, a sua passagem por Angola, onde esteve como alferes miliciano na guerra colonial e a docência exercida durante mais de 40 anos.
Nesta conversa, Avelino Rocha fala especificamente do seu gosto pela arte, nomeadamente pelo desenho, a pintura e a cerâmica e aborda também alguns episódios que mais o marcaram e que ainda hoje guarda na sua memória.
O livro insere ainda um conjunto de várias dezenas de imagens a cores de alguns dos seus trabalhos mais significativos, concebidos entre 1962 e 2022.