A 14ª edição da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico, 2023-24, iniciou a sua itinerância em Lugo, cidade na qual a 23 de novembro de 2023 teve lugar a inauguração e entrega de prémios. Os prémios desta edição foram para as obras “Corpo da Paisagem”, de Ricardo Campos, primeiro prémio no valor de 4000 euros, “Dactilografia de um Sonho” de Margarida Gomes, que recebeu o segundo prémio no valor de 2000 euros, e “Nem uma passa?” do jovem artista Gonçalo Ribeiro, distinguido com o Prémio Jovens Talentos no valor de 1500 euros.
Além do Vello Cárcere de Lugo, são vários os espaços, todos eles com entrada livre. Nesta edição, a exposição pode ser visitada nos municípios de Braga, Bragança, Maia, Ribeira, Felgueiras, Vila Real, Vila Nova de Gaia, Barcelos e Monforte de Lemos, até finais de outubro de 2024. Pode consultar o catálogo da exposição.
A exposição é composta por 25 obras inéditas de uma ampla variedade de estéticas e técnicas, de artistas portugueses e galegos. A seleção, de entre as 104 submetidas a concurso, ficou a cargo do jurado formado, nesta edição, por Helena Mendes Pereira, que o presidiu, e também Sara Pérez Bello, designada pela Xunta de Galicia, João Ribeiro da Silva, designado pela Direção Regional de Cultura do Norte (entretanto extinta), Patrícia Oliveira, designada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude, e Tito Senna, vencedor da XIII Bienal.